Controlar o estoque do restaurante é a primeira porta que você abre em direção ao futuro do empreendimento. E o mercado se apresenta em condições para isso. O setor de gastronomia, em especial os bares e restaurantes, voltou a apresentar sinais positivos de retomada, após a crise econômica decorrente da pandemia de covid-19.
O empreendedor não teve vida fácil com a pandemia. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) calcula que mais de 1,2 milhão de postos de trabalho no setor foram fechados em 2020. Já em 2021, no início das flexibilizações, a dificuldade se manteve, com diminuição de outras 100 mil vagas. Para 2022, entretanto, a situação tende a melhorar, com um aumento de 5% no faturamento nos próximos meses, segundo a Abrasel.
O desafio para o dono de bar ou restaurante é encarar a inflação. Grande parte dos alimentos teve disparada nos preços. No entanto, há outros fatores que podem manter o patamar de consumo elevado. É o caso da elevação do Auxílio Brasil para R$ 600,00 e da diminuição do desemprego. Mais gente trabalhando é sinal de que o consumo cresce. E, com ele, vem o aumento nas vendas.
O controle de estoque traz versatilidade nessa hora, com a diminuição de riscos como a perda de validade de produtos ou prejuízos com desvios. Lembre-se que o conhecimento da estrutura existente é peça-chave para atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico da sua empresa.
Quer mais detalhes sobre como realizar um bom controle do seu estoque? Leia o artigo até o fim e, se tiver qualquer dúvida, clique aqui e mande uma mensagem.
Controlar o estoque do restaurante: conheça as vantagens!
Uma das primeiras vantagens da organização é especificar o local onde o estoque ficará protegido. Com a identificação de forma simples a empresa ganha agilidade para melhorar o desempenho. Isso inclui o rendimento do trabalho e, claro, o controle de gastos, já que excesso ou falta de produtos podem ser verificados facilmente.
Aumentar a perspectiva de vendas é outro benefício. A empresa que tem o estoque otimizado consegue planejar melhor a realização de novos pedidos. Também permite evidenciar aqueles produtos mais e menos procurados pelo consumidor, trazendo a noção da realidade do momento e auxiliando em decisões para eventuais mudanças.
Ficar por dentro dos produtos que exigem reposição contínua ou periódica proporciona maior agilidade, com a definição de limites. Lembre-se de que quanto melhor controlado for o estoque, sobrará mais tempo para acompanhar as necessidades da clientela. E isso traz eficiência e prosperidade nos investimentos.
Vamos apresentar a você algumas dicas importantes para qualificar o seu controle de estoque. Confira:
1. Organize os itens
Classificar os produtos em diferentes categorias é uma forma bastante eficiente de agilizar o controle de estoque no restaurante. A clareza auxilia no momento de verificar o que está faltando e o que sobra. A organização pode ser por carnes, bebidas, hortifrutigranjeiros, entre outros exemplos.
Dentro desta estratégia, você ainda pode acrescentar subcategorias. Quanto mais informações, melhor o domínio sobre os itens que estão armazenados. E isso significa ganhos para o negócio.
2. Faça um inventário na hora de controlar o estoque do restaurante
No caso dos restaurantes, que contam com alta rotatividade, realizar estratégias que facilitem a contagem dos produtos é quase obrigatório. Estipular períodos específicos de verificação dos itens evita perdas ou quantidades desnecessárias conforme a demanda. Sempre fique atento a produtos mais perecíveis, cuja frequência de rotatividade será maior.
Outro detalhe importante é levar em conta os períodos de maior consumo. Temperaturas mais amenas requerem pratos mais consistentes. Já em estações mais quentes, o consumo de bebidas será maior. Ter um levantamento das contagens facilita a entender o comportamento do cliente e, ao mesmo tempo, o fluxo dos itens que compõem o estoque.
3. Mantenha o local limpo
Não adianta ter o melhor controle de estoque do mundo e acabar tendo incômodo com os órgãos de fiscalização sanitária. Tenha convicção de que organização caminha ao lado da limpeza para o sucesso de qualquer empreendimento. O ambiente bonito, sem odores fortes, com cada item ocupando o espaço adequado (nada de misturar produtos de limpeza com alimentos), é sinônimo de bom desempenho.
A manutenção de embalagens fechadas, não ter produtos no chão, além da limpeza periódica do ambiente e dos próprios produtos em estoque rechaçam qualquer dor de cabeça com a Vigilância Sanitária.
4. Exageros não são bem recebidos para controlar o estoque do restaurante
As metas são uma etapa importante para fazer o restaurante prosperar. E um dos grandes inimigos de um bom controle de estoque são os exageros. Eles se transformam em desperdício de dinheiro e de tempo. O impulso não pode predominar no momento da compra dos itens.
Lembre-se que o cliente pode querer diversidade ou buscar aquele prato que provou e não abre mão. E realizar o preparo em grande quantidade pode não ser a melhor alternativa, já que é preciso levar em conta o período do mês e o clima, por exemplo. Portanto, o gasto é elevado e o risco de algo dar errado é enorme.
5. Elabore uma ficha técnica para controlar o estoque do restaurante
A montagem do cardápio traz o conhecimento sobre os produtos que o compõem. Para maior eficácia na engrenagem do negócio, ter uma ficha técnica para calcular o valor desse menu é uma ferramenta para aperfeiçoar a precisão. Quantificar os custos da produção traz maior segurança para estimar a margem real de lucro.
A montagem da ficha técnica precisa levar em consideração o custo e a quantidade de cada ingrediente que irá formar o prato do restaurante. Acrescentando todos os itens é possível checar e comparar as planilhas ao longo do tempo, até para eventuais alterações que o cardápio passe a ter.
A Cadis Assessoria Contábil pode ajudar seu restaurante!
Planejamento, organização, controle. Tudo o que o seu restaurante precisa ter, a Cadis apresenta. A assessoria contábil que prestamos vai apresentar os caminhos da precisão à sua empresa. Nossa atuação busca a união da clareza nas informações, transparência e eficácia.
Uma grande responsabilidade de qualquer empreendimento é a de manter-se em dia com as obrigações tributárias e fiscais, conforme o que estabelece a legislação. Contar com a assessoria da Cadis é evitar qualquer tipo de problema.
Além disso, a ampliação das nossas metodologias de atendimento visa à apresentação de soluções que sirvam como ferramentas inovadoras para o sucesso dos nossos clientes. Trabalhamos na área tributária, fiscal, jurídica e empresarial e terceirizamos processos administrativos.
Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Nos envie uma mensagem clicando aqui. Em breve, responderemos. Até a próxima!