A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório que ajuda a revelar se a empresa teve lucro ou prejuízo durante um determinado período. O grande benefício é que esse documento explica os motivos de se chegar a esses ganhos ou perdas dentro da empresa. É exatamente por ter essa função que ele nunca deve deixar de ser elaborado por seu contador.
Ser dono de um empreendimento não é tão simples quanto pode parecer. O gestor vai ter que enfrentar diversos desafios que têm início já no processo de abertura do CNPJ. Dois deles são a escolha do regime tributário e da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
E o maior problema dos empreendedores é acreditar que contratar uma assessoria contábil é um gasto desnecessário. Só nos primeiros quatro meses de 2022, cerca de 541 mil estabelecimentos fecharam as portas, segundo informações do Mapa das Empresas.
Muitas das decisões diárias são extremamente burocráticas e baseadas na legislação brasileira, seja ela tributária ou fiscal. Ter o auxílio de uma contabilidade especializada é a melhor forma de garantir que você está em conformidade com a lei e realmente caminhando em direção ao crescimento do seu negócio.
O contador vai elaborar inúmeros relatórios obrigatórios e entre eles estará o DRE. Queremos te explicar o que é esse documento e quais são os riscos para empresários que não contam com ele.
Se quiser tirar alguma dúvida, clique aqui para entrar em contato conosco.
DRE: entenda o que é esse relatório!
A Demonstração do Resultado do Exercício é um parecer importante tanto para a contabilidade quanto para a administração da sua empresa. A DRE é um documento que vai mostrar uma visão estruturada sobre os indicadores financeiros do seu negócio e se eles influenciaram de maneira positiva ou negativa nos resultados. Ou seja, se houve lucro ou prejuízo e o que foi que provocou esse fator.
Os resultados de um determinado período são obtidos a partir do cruzamento de dados financeiros da empresa, como as receitas e despesas.
Uma DRE é sempre elaborada junto de outro documento estratégico chamado Balanço Patrimonial. Ambos devem obrigatoriamente ser assinados por um contador que seja habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
De acordo com a lei, todas as empresas precisam entregar anualmente esse relatório após o encerramento do ano-calendário. A exceção fica por conta dos microempreendedores individuais, que são dispensados da apresentação.
Para que serve a Demonstração do Resultado do Exercício?
Como explicamos acima, a DRE vai mostrar ao empresário se os resultados do negócio estão sendo os esperados ou não. Por isso, podemos dizer que a Demonstração do Resultado do Exercício vai ser a maior aliada do gestor no processo de administração.
O relatório compara informações financeiras e apresenta em detalhes a situação operacional da empresa, revelando qual foi o resultado líquido e o desempenho durante aquele período. Isso é imprescindível se você quiser manter a saúde financeira do seu negócio.
Com o DRE, o empreendedor poderá tomar decisões mais assertivas, entendendo o que está causando gastos excessivos e como reduzi-los para aumentar a margem de lucro.
Já o governo utiliza a DRE para avaliar se os impostos estão sendo calculados corretamente e se o lucro declarado é o mesmo daquele descrito no Imposto de Renda pelo sócio.
O documento contábil também ajuda na hora de solicitar crédito no banco ou atrair novos investidores.
DRE é a mesma coisa que P&L?
P&L é uma abreviação utilizada para Profit & Loss Statement, que, em português, significa Demonstrativo de Lucros e Perdas. O objetivo desse relatório é bem parecido com o da DRE: mostrar se a empresa está tendo ganhos ou prejuízos.
Esse parecer mostra qual foi o resultado de uma atividade em específico ou do empreendimento como um todo. Então você consegue avaliar somente um produto, ou a linha inteira se quiser.
O P&L apresenta informações importantes sobre o seu negócio, que podem contribuir na hora de definir uma nova estratégia, de comparar a situação atual com épocas passadas ou analisar disparidades relativas a receitas e despesas.
Ele não é a mesma coisa que uma DRE, mas tem semelhanças. A contabilidade costuma indicar o P&L como parte de todo o plano de negócio para mostrar qual a projeção do lucro com os recursos investidos.
A maior diferença entre os dois relatórios está no fato de que no Demonstrativo de Lucros e Perdas o gestor consegue escolher quais informações deseja colocar dentro da avaliação.
Como elaborar um DRE?
O contador habilitado pelo CRC deve obedecer a uma sequência de informações no momento da elaboração da DRE. Tudo deve ser feito para atender as determinações previstas na legislação.
O documento deve conter obrigatoriamente os seguintes itens:
– Receita bruta de vendas e serviços;
– Receita líquida de vendas e serviços;
– Despesas financeiras, operacionais, administrativas, gerais e com vendas;
– Lucros ou prejuízos operacionais, bem como outros tipos de receitas e despesas;
– Resultado do exercício antes do Imposto de Renda;
– Valores relativos a debêntures, administradores, funcionários e outros beneficiários;
– Lucro ou prejuízo líquido daquele exercício;
– Montante por ação do capital social do período.
Cadis – Assessoria contábil pronta para ajudar no que você precisa!
A Cadis é uma assessoria contábil que oferece soluções inovadoras e estratégicas para auxiliar a sua empresa. O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório que deve ser elaborado com cuidado. Temos os melhores profissionais do mercado, só aguardando você entrar em contato!
Também prestamos serviços na área tributária, empresarial, fiscal e jurídica, além de terceirizar processos administrativos.
Venha tirar suas dúvidas sobre o assunto ou peça um orçamento. Para enviar sua mensagem, clique aqui.
Até a próxima!