A gestão financeira do restaurante costuma ser um desafio até maior do que em outras empresas. Porque muitos estabelecimentos da área de gastronomia são movidos pela paixão. Um cozinheiro amador – mas talentoso – ou um chef decide empreender. Resolve servir comida de qualidade, com um tempero único, com um cardápio inovador, com uma experiência sensorial capaz de ativar corações, mentes e estômagos de comensais afoitos e famintos. Porém, eles entendem da administração de um negócio? Quase sempre a resposta é não!
E precisamos compreender, antes de avançar, que um restaurante é um dos tipos de empreendimentos mais difíceis de gerir. Os desafios são enormes. Quer ver?
– O restaurante lida com um público rotativo, com uma clientela que muda a cada novo serviço. Do almoço para o jantar, a troca é de 100%. De um dia para o outro, também. É impossível agradar tanta gente diferente. É difícil viver uma rotina permanente de tentar conquistar e fidelizar os consumidores.
– Em uma loja, a sazonalidade é um desafio. O estoque precisa girar com certa velocidade para que roupas do verão sejam vendidas antes do tempo esfriar. Mas em um restaurante, a sazonalidade é ainda mais complicada. O legume que está bom hoje, estraga amanhã. É preciso controlar com muita habilidade a quantidade de insumos comprados. Precisa ser suficiente para não faltar, mas não pode sobrar a ponto de estragar. Comida desperdiçada é dinheiro jogado no lixo.
E aí vem a gestão financeira do restaurante, que é outro complicador. É uma área que exige muita atenção e que nós vamos explicar neste artigo. Se ficar com qualquer dúvida, já sabe: clique aqui e mande uma mensagem.
Gestão financeira do restaurante: por onde começar?
Antes de mais nada, você sabia que existem cerca de 1,2 milhão de estabelecimentos gastronômicos no Brasil, incluindo restaurantes, bares e lanchonetes? Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 85% dos empreendimentos são microempresas. No ano passado, o setor faturou cerca de R$ 215 bilhões.
Parecem bons números, certo? Mas serão bons para você, especificamente, se conseguir fazer uma gestão financeira do restaurante. E o primeiro passo para ter sucesso é fazer uma análise inteligente do seu fluxo de caixa. Você deve anotar tudo o que entra e sai do restaurante. Tudo mesmo.
Existem, claro, softwares que fazem isso. Mas falamos “anotar” porque você precisa abastecer a ferramenta com os dados. Ela não trabalha sozinha. Tudo precisa estar funcionando perfeitamente, com absoluta conexão entre pedidos, caixa, estoque, folha de pagamento, tributos.
Podemos te ajudar nisso. Somos um escritório de contabilidade especializado em food service, com clientes em todo o Brasil. Cuidamos da configuração e emissão de notas fiscais, elaboração de relatórios, fazemos a gestão de contas a pagar e a receber. Se tiver dúvidas de como podemos fazer mais pelo seu restaurante do que um escritório de contabilidade tradicional e sem especialização, clique aqui e agende uma reunião.
Tome cuidado com os custos do seu negócio!
A gestão financeira do restaurante exige muito cuidado com os custos. Lembre-se de que os custos básicos, como mão-de-obra e insumos, devem representar, no máximo, 65% do seu orçamento. E é necessário haver um equilíbrio entre a quantidade de dinheiro destinada a essas duas despesas. Se gastar muito mais com os funcionários do que com alimentos, ou vice-versa, tem algo errado!
Fique atento ainda aos custos fixos, que são aqueles que se repetem todos os meses, como aluguel, energia elétrica, telefone, internet, marketing. Os valores de algumas destas despesas podem variar de um mês para o outro. Se você se distrair, acabará com um boleto bem mais alto e um rombo no fluxo de caixa.
Gestão financeira do restaurante: contrate um especialista para te ajudar?
Comandar um restaurante e, ao mesmo tempo, fazer a gestão financeira, não é fácil. É tarefa para o Super-Homem ou para a Mulher Maravilha. Então, se você não está dando conta, não se martirize. Não pense que está falhando ou que a culpa é sua. Sozinho, não se vai a lugar algum no mundo dos negócios.
Por isso, a melhor estratégia para ter sucesso no segmento gastronômico é contratar um escritório de contabilidade especializado na gestão financeira do restaurante. É ter um parceiro que vai cuidar de todos os detalhes enquanto você foca no principal: desenvolver novas receitas, encontrar ingredientes melhores, qualificar a equipe de cozinha e o time do salão, aperfeiçoar o atendimento à clientela, testar estratégias de marketing para trazer mais público.
Com a Cadis ao seu lado, você tem toda a tranquilidade para elaborar estratégias para seus próximos passos. Por exemplo: vai ampliar o espaço? Abrir uma filial? Franquear a marca? Investir em um segundo tipo de restaurante, com uma culinária diferente? O céu é o limite quando sua atenção não está presa às questões financeiras da empresa.
Cadis – Assessoria contábil
A Cadis é uma assessoria contábil experiente. São mais de cinco décadas de mercado. Temos um portfólio com clientes de todos os tamanhos e segmentos. E equipes especializadas em diferentes tipos de empresas. Uma das áreas em que mais atuamos é justamente o food service, atendendo desde pequenos restaurantes até gigantes com centenas de unidades espalhadas por todo o país.
Aqui, na Cadis, estamos sempre encontrando formas de melhorar nosso atendimento, oferecendo soluções tecnológicas e inovadoras para nossos clientes. Trabalhamos na área tributária, fiscal, jurídica e empresarial e terceirizamos processos administrativos.
Desenvolvemos, inclusive, aplicativos para que os restaurantes possam melhorar o atendimento no salão e a logística de entrega. Clique aqui e leia um artigo exclusivo sobre este assunto!
Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Quer pedir um orçamento ou agendar uma reunião? Então envie uma mensagem clicando aqui. Responderemos em breve!