Impostos atrasados: veja como sua empresa pode resolver esse problema!

maio 31, 2022

Uma empresa com impostos atrasados sofre consequências graves, como, por exemplo, a dificuldade em participar de licitações públicas. Manter seu negócio em dia com a obrigações é muito importante. Por isso, vamos te mostrar hoje o que fazer quando estiver devendo impostos.

Nós sabemos que um grande obstáculo enfrentado pelos empreendedores é a alta carga tributária brasileira. Cuidar dessa área em uma empresa é uma tarefa complexa até mesmo para gestores que estão há anos no mundo corporativo.

O Atlas da Dívida Ativa dos Estados Brasileiros, uma pesquisa encomendada pela Fenafisco (Federação Nacional de Fisco Estadual e Distrital), foi divulgado recentemente. Segundo o relatório, até 2019, o total que as empresas deviam para os estados chegava a quase R$ 900 bilhões. Um valor correspondente a 13,18% do PIB nacional.

E esse montante pode ser ainda maior, já que apenas 17 estados disponibilizaram informações referentes aos valores devidos pelas empresas.

Talvez você não consiga arcar com a quantidade de impostos que precisa pagar para permitir que o negócio continue funcionando. Mas deve encontrar uma maneira de se organizar para que o valor em atraso não cause tantos danos.

Quer entender o que fazer quando perceber que está no meio de uma situação complicada, enfrentando problemas com a Receita Federal? Continue a leitura! E lembre-se de nos mandar uma mensagem clicando aqui caso tenha alguma dúvida.

 

Impostos atrasados

Impostos atrasados: saiba quais são as consequências para a sua empresa!

Na correria do dia a dia, às vezes você acaba se esquecendo de pagar um imposto ou outro. Mas, assim que lembra, corre para não deixar aquilo virar uma bola de neve. Situações como essa costumam ser até aceitáveis. Tá tudo certo!

Mas a partir do momento em que o atraso se torna recorrente e uma pilha de boletos vencidos começa a se acumular sobre a sua mesa, aí já não tem como deixar esse assunto de lado.

Conheça algumas consequências para sua empresa em casos de atraso:

1- MULTAS

A primeira consequência é a possibilidade de receber multas, conforme previsto na legislação. Vale mencionar que o valor devido ainda pode aumentar por causa dos juros.

2- INADIMPLÊNCIA

A sua empresa também pode acabar sendo inserida no cadastro de inadimplência, o que traz dificuldades para conseguir empréstimos e financiamentos. Ou seja, você não consegue expandir o negócio enquanto estiver devendo para o governo.

3- EXECUÇÃO FISCAL E PERDA DE BENS

Quando a Receita Federal percebe a dívida tributária crescendo sem parar, ela entra com um processo de execução fiscal. Dependendo do caso, os bens são bloqueados e depois penhorados. É uma estratégia para arrecadar o dinheiro necessário para pagar a dívida.

4- IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES

As licitações públicas geralmente oferecem oportunidades para que as empresas se tornem fornecedores de serviços e de produtos para o Estado. Porém, para negócios endividados, é praticamente impossível participar dessas concorrências.

 

Impostos atrasados

Como evitar as consequências dos impostos atrasados?

Já deu para perceber que as consequências de ter impostos atrasados são pesadas, certo? O ideal é fazer de tudo para que seu negócio nunca chegue a passar por uma situação como essa.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter a área fiscal sempre regularizada:

1- PROCURE ALTERNATIVAS DE PAGAMENTO

Quanto mais atrasado o pagamento, mais juros irão incidir sobre o tributo, até que o total acumulado será tão alto que a empresa não conseguirá mais arcar com essa despesa em uma parcela única.

Mas existe a chance de o empresário parcelar as dívidas. Basta entrar em contato com o órgão público para o qual está devendo e solicitar o benefício.

2- PARTICIPE DAS CONDIÇÕES ESPECIAIS

O governo está sempre criando condições especiais para auxiliar as empresas, oferecendo uma oportunidade de elas quitarem suas dívidas e saírem do cadastro de inadimplência.

A pandemia do novo coronavírus acabou gerando também uma crise financeira e deixando inúmeras empresas completamente endividadas. Por isso, o governo desenvolveu um programa de renegociação para que empresários paguem o valor devido, com um desconto de até 70%.

3- COMECE A SE PLANEJAR

A falta de um bom planejamento tributário é o que faz com que as empresas enfrentem os graves efeitos do atraso no pagamento dos impostos.

Uma coisa é você ter que destinar um valor X para pagar o imposto. Outra é ter que desembolsar uma quantia maior, que não estava planejada, porque acabou atrasando e agora tem juros.

As despesas adicionais podem comprometer seriamente a saúde financeira do seu negócio. Então fazer um bom planejamento fiscal vai ajudar a evitar situações do tipo.

4- TENHA UMA ASSESSORIA CONTÁBIL

O contador é o profissional que vai cuidar de todas as questões burocráticas da empresa, incluindo a parte tributária. É ele quem faz o planejamento e encontra maneiras de reduzir os gastos com impostos, sem deixar de seguir a legislação.

Ao contratar uma assessoria contábil, o risco de sofrer consequências graves, como as que foram apresentadas, diminui.

 

Impostos atrasados: entenda como funciona a cobrança

Existem 3 fases de cobrança para dívidas relativas a impostos. São elas:

1ª – Cobrança Administrativa: é uma fase mais amigável, onde o órgão público envia notificações, fiscaliza e oferece soluções para a quitação da dívida;

2ª – Inscrição na Dívida Ativa: se a fase anterior não resolver o problema, então a Procuradoria inscreve sua empresa na Dívida Ativa;

3ª – Cobrança Judicial: nesta última fase, a Procuradoria entra com um processo de execução fiscal, permitindo que a empresa inicie sua defesa judicial.

Nessa 3ª fase, os débitos podem subir em até 10% ou 20% do valor original da dívida.

Se ainda não tem uma assessoria contábil, está na hora de proteger sua empresa! Venha conversar conosco para fazer um orçamento ou tire dúvidas clicando aqui.

 

Cadis

A Cadis presta assessoria contábil para empresas, oferecendo soluções tecnológicas e inovadoras. Trabalhamos com a terceirização de processos administrativos e oferecemos serviço na área tributária, fiscal, jurídica e empresarial.

Se tiver qualquer dúvida, pode nos enviar uma mensagem clicando aqui. Em breve, responderemos.

Até a próxima!

https://cadis.com.br/wp-content/uploads/2020/06/logotipo-cadis-hz-500px-e1591389604203.png

Cadis Consultoria

Rua Dona Inácia Uchoa, 136
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04110-020

Tel.: (11) 5089-2600

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba notícias e novidades sobre nossos serviços.






    2022 Cadis Consultoria. Todos os direitos reservados