FinanceiroMargem de lucro: todo empreendedor precisa aprender este cálculo!

outubro 14, 2022
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A margem de lucro é um indicador financeiro que todo empreendedor DEVE aprender a calcular. É dessa forma que você obtém um panorama sobre o desempenho da sua empresa e consegue entender se ela está tendo uma boa lucratividade ou não. Em outras palavras, é algo essencial para que tenha sucesso no mundo dos negócios!

Prestar atenção na saúde financeira de seu empreendimento é importante. É assim que se consegue evitar prejuízos e, ao mesmo tempo, garantir que há recursos suficientes para continuar crescendo e se desenvolvendo.

Sabia que, no Brasil, uma a cada cinco empresas não tem capacidade de seguir operando por mais de um ano? Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a lista de motivos para que isso aconteça é enorme e aumentou ainda mais com a pandemia de Covid-19.

Ninguém decide começar a empreender imaginando que vá ter prejuízo. O objetivo é sempre criar uma empresa que se torne referência no setor de mercado em que está inserida.

Se você sonha em ver suas ideias saindo do papel e tendo sucesso, então está na hora de entender como calcular a margem de lucro, as vantagens desse indicador e os riscos de deixá-lo de lado.

A Cadis vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e estará à sua disposição caso queira conversar. Para entrar em contato com a nossa equipe, basta clicar aqui.

 

Margem de lucro

Margem de lucro: o que é esse indicador?

A maneira mais simples de definir a margem de lucro é dizendo que ela é um indicador cujo principal objetivo é avaliar como anda a saúde financeira de uma empresa.

O índice revela o quanto seu negócio vem lucrando com as vendas e se o crescimento é sustentável ou não.

Mais de uma variável precisa ser levada em consideração na hora de fazer o cálculo da margem de lucro, como, por exemplo, o preço cobrado pela concorrência em relação ao mesmo produto ou serviço prestado.

Outro fator que entra como variável é o tempo de mercado da sua marca e o alcance dela entre os possíveis clientes.

A margem de lucro é o resultado que você obtém ao dividir o lucro bruto pela receita total da empresa. O percentual irá mostrar quanto daquele produto ou serviço corresponde ao lucro total.

Precisamos lembrar que a margem de lucro ainda pode ser dividida em dois tipos: a bruta e a líquida. As duas possuem características diferentes, já que o percentual obtido em uma depende de mais fatores além dos custos operacionais.

 

Margem de lucro bruta X Margem de lucro líquida

Vamos começar pelo modelo de lucro bruta.  É um cálculo extremamente importante para quem deseja descobrir se a empresa está lucrando como o esperado. Vale mencionar que fazer a conta errada pode trazer prejuízos financeiros para a sua empresa.

Agora vamos aprender a calcular?

A fórmula é bem simples e basta prestar atenção para tudo dar certo. Ela é assim:

MARGEM DE LUCRO BRUTA = LUCRO BRUTO / RECEITA TOTAL

Depois que obtiver o resultado, lembre-se de multiplicar por 100 para conseguir o percentual.

Um exemplo para ficar mais claro:

– Receita total do período = R$ 60 mil

– Custos = R$ 15 mil

– Lucro = R$ 45 mil (60 – 15)

– Margem = 0,75 (45:60)

– 0,75 x 100 = 75%

A conta da margem de lucro bruta é bastante utilizada quando a empresa precisa passar informes sobre a sua lucratividade para o banco e os investidores.

Agora, em relação à margem de lucro líquida, a única diferença estará no cálculo. Aqui você tem que subtrair os custos, os impostos, o aluguel, os encargos e os tributos da folha de pagamento e outras despesas.

Então pegando a mesma receita o cálculo ficaria:

– Receita total do período = R$60 mil

– Custos = R$ 15 mil

– Impostos = R$ 3 mil

– Despesas = R$ 6 mil

– Lucro = R$ 36 mil (60 – 15 – 6 – 3)

– Margem = 0,6

– 0,6 x 100 = 60%

 

Entenda as vantagens desse indicador financeiro

Monitorar a margem de lucro é muito importante! Muitas empresas nem sabem qual é o índice de lucratividade delas. Esse desconhecimento afasta possíveis investidores e impede a entrada de novos recursos. Você acha que algum banco concederia um empréstimo ao perceber que o empresário não conhece os indicadores do próprio negócio?

Outra vantagem de saber a margem de lucro: você consegue precificar seu produto ou serviço corretamente.

E ainda é dessa forma que o empreendedor consegue ter um panorama sobre a rentabilidade do negócio, podendo estabelecer novas metas e planos ou simplesmente aplicando mudanças que visem melhorar a saúde financeira da empresa.

 

Aprenda a aumentar a margem de lucro!

Andou fazendo cálculos e percebeu que a margem de lucro da sua empresa não está boa o suficiente? Fique tranquilo que iremos te dar algumas dicas para melhorar esse indicador.

O ponto principal é a redução de custos. A única forma de potencializar a produtividade, manter as atividades e aumentar a margem é diminuindo o desperdício de recursos.

A segunda alternativa é buscando fornecedores que realmente apresentem benefícios comerciais para o seu negócio. Avalie bastante o mercado e leve em consideração fatores como qualidade, preço, prazo, estrutura e distância.

Ainda existe uma outra série de estratégias que podem te ajudar a aumentar a margem de lucro. Para saber mais, clique aqui e venha conversar conosco!

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