FinanceiroOpen Finance: o fim da burocracia nos serviços financeiros!

maio 31, 2023
https://cadis.com.br/wp-content/uploads/2023/05/open-finance-cadis-00.jpg

O Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (BC), que visa inovar o sistema financeiro, promovendo a concorrência e, consequentemente, melhorando a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor.

Pelo sistema, o consumidor, pessoa física ou jurídica, pode compartilhar suas informações, inclusive a movimentação de suas contas bancárias, entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.

O acesso aos dados permite que as instituições ofereçam serviços mais personalizados, de acordo com o perfil de cada cliente. Isso significa processos mais ágeis e melhores taxas.

O sistema ainda é pouco conhecido do público em geral. Cerca de 60% dos brasileiros ainda não têm conhecimento sobre esse sistema financeiro, segundo levantamento feito em outubro de 2022, pela Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal. Ainda assim, ao serem informados sobre o que é o Open Finance, 84% dos entrevistados consideraram ser benéfico aderir ao sistema. Quando perguntados se ter acesso a crédito com melhores preços, taxas e limites era um motivador para aderir ao Open Finance, 94% disseram que sim.

No artigo de hoje vamos explicar o que é o Open Finance, como ele funciona e como o sistema pode ajudar a sua empresa. Em caso de dúvida, clique aqui e mande sua pergunta.

 

Open Finance

Open Finance: como funciona?

Tradicionalmente, uma instituição não “enxerga” o relacionamento que clientes possuem com outras instituições.

Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras participantes e acessam os dados autorizados pelos clientes. O processo é feito em um ambiente seguro e a permissão pode ser cancelada pela pessoa quando ela quiser.

Quanto mais acesso aos seus dados, mais personalizado será o serviço oferecido pela instituição.

O Open Finance começou com as instituições participantes disponibilizando informações padronizadas sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários tradicionais que oferecem. Sem dados de correntistas.

Posteriormente, foram acrescidos dados sobre produtos referentes a câmbio, seguros, previdência, investimento e credenciamento. Esta etapa também ocorre sem informações pessoais de correntistas.

Os dados disponibilizados pelas instituições, oferecendo os serviços, estão publicados em formato aberto. O que possibilita o desenvolvimento de comparadores de ofertas de produtos e serviços financeiros, como tarifas bancárias, de tipos de contas e de cartões de crédito. Algo bem parecido com os sites que pesquisam o valor de hotéis e de voos. Essas ferramentas poderão auxiliar as pessoas a escolherem a opção mais adequada ao seu perfil.

 

Open Finance

O serviço é bastante seguro

As instituições participantes obedecem às regras estabelecidas pelos atos normativos publicados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo BC. As normas abrangem as responsabilidades pelo compartilhamento e as características obrigatórias desse processo, que inclui as etapas de consentimento (autorização de compartilhamento), autenticação (verificação de identidade) e confirmação.

As instituições devem prestar as informações de maneira clara, objetiva e adequada sobre no que consiste cada uma das etapas e os procedimentos a ela associados. Assim como sobre o redirecionamento para outros ambientes ou sistemas eletrônicos, inclusive de outras instituições.

O cliente tem o controle total dos seus dados. Todo o processo ocorre num ambiente com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes.

Somente instituições autorizadas participam. E elas precisam respeitar regras de segurança cibernética, estando sujeitas à responsabilização das instituições e de seus dirigentes. Todo o processo é supervisionado pelo Banco Central.

 

 

Evolução do Open Banking

O Open Finance é a ampliação do Open Banking. O projeto inclui as informações sobre produtos e serviços financeiros mais tradicionais (como contas e operações de crédito) e também dados de produtos e serviços de câmbio, credenciamento, investimentos, seguros e previdência.

O Banco Central e a Superintêndencia de Seguros Privados (Susep), autarquia que regula e supervisiona o mercado de seguros e previdência, trabalham para permitir a interoperabilidade entre os ecossistemas de Open Finance e Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto).

Nesta nova etapa, as pessoas também poderão portar seus dados que estão em instituições autorizadas pelo Banco Central para corretoras e sociedades seguradoras supervisionadas pela Susep, ampliando ainda mais os benefícios.

 

Adesão ao Open Finance

No início de 2023, o Open Finance atingiu a marca de 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos ativos para o compartilhamento de dados financeiros, conforme dados do Banco Central.

De acordo com Pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária, o crescimento de consentimentos no compartilhamento de dados para pessoa jurídica aumentou 60%, entre dezembro de 2021 e abril de 2022.

 

Como o Open Finance pode beneficiar sua empresa

O compartilhamento de informações torna o relacionamento entre as empresas e as instituições financeiras muito mais ágil. O que reduz consideravelmente o tempo de espera para aprovação de empréstimos e linhas de créditos, já que as instituições têm acesso ao histórico de finanças do cliente.

As contas conectadas também permitem maior controle sobre dados e gastos. Portanto, o sistema facilita a gestão financeira da sua empresa.

O sistema também permite que o usuário use os saldos de contas diferentes para realizar transações, o que agiliza os pagamentos da empresa, desburocratizando processos.

Se sua empresa precisa de investimentos altos constantemente, necessitando de limites de créditos maiores ou empréstimos, o Open Finance pode ser uma boa alternativa.

 

Cadis – Assessoria contábil

A Cadis é sua melhor escolha em assessoria contábil. Temos décadas de experiência, profissionais qualificados e um portfólio com clientes de todos os tamanhos e segmentos.

Não arrisque, conte com nossa assessoria contábil. Oferecemos soluções tecnológicas e inovadoras para nossos clientes. Trabalhamos na área tributária, fiscal, jurídica e empresarial e terceirizamos processos administrativos.

Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Envie uma mensagem clicando aqui. Em breve, responderemos.

Aproveite que está aqui e leia outros artigos do blog.

Até a próxima!

https://cadis.com.br/wp-content/uploads/2020/06/logotipo-cadis-hz-500px-e1591389604203.png
Cadis Consultoria

Rua Dona Inácia Uchoa, 136
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04110-020

Tel.: (11) 5089-2600
Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba notícias e novidades sobre nossos serviços.


    2022 Cadis Consultoria. Todos os direitos reservados