O ticket médio do restaurante é utilizado para avaliar o desempenho das vendas. O indicador permite orientar os investimentos e as ações internas, sendo fundamental para o planejamento financeiro do estabelecimento.
No começo deste ano, o ticket médio no setor de bares, restaurantes e lanchonetes cresceu 35,9%, segundo o Índice de Desempenho Foodservice.
Os dados colhidos mostram que os brasileiros optaram por comer mais fora de casa. A variação foi de 19,6%, no comparativo entre janeiro de 2023 e o mesmo mês do ano anterior.
Os pedidos de delivery acompanharam a tendência de alta. O aumento das vendas neste formato foi de 18,9%, de acordo com o instituto.
Os índices demonstram que é um excelente momento para quem atua no ramo de food Service. Portanto, aproveite a leitura para alavancar suas vendas.
Neste artigo, vamos te ensinar não só como calcular o ticket médio do restaurante, mas também a analisar o indicador e como aumentar seu valor. Em caso de dúvida, clique aqui e mande sua pergunta.
Passo a passo para calcular o ticket médio do restaurante
Calcular o ticket médio do restaurante é mais simples do que você imagina. Mas requer organização e comprometimento ou, melhor ainda, um bom software de gestão.
A fórmula para calcular o ticket médio do restaurante é a seguinte:
TMR* = FP** / NCP***
*Ticket médio do restaurante
**Faturamento do período
***Número de clientes no período
Ou seja, o ticket médio do restaurante é obtido pela divisão do total do faturamento do período pelo número de clientes naquele período.
Para calcular o ticket médio diário, é preciso verificar o total de faturamento do dia e dividir este valor pelo número de clientes que consumiu no estabelecimento.
Por exemplo, se o faturamento do restaurante no dia 12 foi de R$ 3.500,00 e 100 pessoas frequentaram o estabelecimento neste dia, o ticket médio foi de R$ 35,00.
Para calcular o ticket médio semanal, a fórmula é a mesma. Basta dividir o faturamento total da semana pelo número de clientes que consumiu no restaurante durante o período.
O mesmo vale para o ticket médio mensal. Divida o valor do faturamento total do mês pelo número de consumidores.
O ideal é calcular o ticket médio do restaurante mensalmente. O acompanhamento da métrica, se está havendo evolução ou involução, é fundamental para formular estratégias.
Análise do resultado
A análise dos resultados depende do perfil de cada estabelecimento. Muitos pontos devem ser considerados para decidir se há a necessidade de aumentar o ticket médio do restaurante e para qual valor.
Entre os fatores que devem ser avaliados estão: o tipo de comida oferecida em seu cardápio, perfil do público, gasto com infraestrutura, entre outros.
Conhecer o valor do ticket médio do restaurante contribui para a formulação de estratégias para aumentar as vendas. Entre outras coisas, o indicador permite mensurar o faturamento mensal do estabelecimento. O que contribui para a tomada de decisões mais assertivas.
Em regra, aumentar o ticket médio do restaurante é o desejo dos empresários. Já que isso significa que os clientes estão gastando mais no seu estabelecimento, ou seja, o faturamento é maior e, se você estiver fazendo uma boa gestão, o lucro também.
Portanto, a seguir, vamos apresentar algumas dicas para aumentar o valor do ticket médio do restaurante.
Dicas para aumentar o ticket médio do restaurante
Há inúmeras estratégias para aumentar o valor do ticket médio do restaurante. Algumas vezes, a que funciona para uma grande rede de lanchonetes pode não ser a mais indicada para um charmoso bistrô. As que vamos sugerir aqui já foram aprovadas por estabelecimentos dos mais variados tipos e tamanhos. Portanto, aproveite as dicas:
1 – Ofereça produtos sazonais
O período restrito desperta a necessidade de aproveitar o momento e consumir aquele produto. O resultado é o aumento nas vendas, refletindo diretamente no ticket médio do restaurante.
2 – Crie combos
Ofereça refeições completas, com bebida, prato principal e sobremesa por um valor diferenciado. O cliente sai mais satisfeito.
Atenção à escolha dos produtos que serão ofertados em combo. O valor deve ser menor do que o cliente gastaria pedindo a bebida, o prato e a sobremesa em separado, mas não deve reduzir muito a sua margem de lucro.
E lembre-se: venda casada é proibido por lei. Todos os produtos oferecidos no combo devem estar disponíveis no cardápio em separado.
3 – Conte com um software de gestão
Aumentar o ticket médio está diretamente relacionado a uma boa gestão. Um bom software de gestão te entrega todas as métricas necessárias para tomar decisões mais assertivas na condução do seu estabelecimento.
Com o software de gestão é possível acompanhar as entradas e saídas, fazer o controle de estoque, calcular o ticket médio do restaurante, entre outras tantas funções que te darão mais tempo e elevarão os lucros do seu negócio.
Cadis – Assessoria contábil
Na Cadis, sabemos da importância da tecnologia para sua empresa. Somos especialistas em food service. Contamos com Data Center de última geração que é referência mundial de segurança. Além de investirmos – constantemente – no desenvolvimento de nossos profissionais.
A Cadis é sua melhor escolha em assessoria contábil. Temos décadas de experiência, profissionais qualificados e um portfólio com clientes de todos os tamanhos e segmentos. E oferecemos o melhor sistema de frente de caixa do mercado.
Oferecemos soluções tecnológicas e inovadoras para nossos clientes. Trabalhamos na área tributária, fiscal, jurídica, empresarial e terceirizamos processos administrativos.
Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Envie uma mensagem clicando aqui. Em breve, responderemos.
Até a próxima!