Perda de receita do restaurante: como evitar o prejuízo?

outubro 3, 2023

A perda de receita do restaurante, bar ou lanchonete é sentida principalmente por conta da inflação. Muitos estabelecimentos optam por não reajustar os preços para não perder a clientela, diminuindo assim a margem de lucro.

A inflação na alimentação fora do lar, neste ano de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é de 2,35%, contra 2,72% do índice geral. O que, segundo a associação, demonstra que os bares e restaurantes seguraram reajustes para evitar repassar a inflação para os clientes.

A perda da receita do restaurante, bar ou lanchonete é sentida também em uma pesquisa recente realizada pela entidade. O estudo apontou que 27% das empresas do setor trabalharam com prejuízo em março. E 41% estão com dívidas em atraso.

É preciso muita técnica, criatividade e uma excelente gestão para reverter essa situação. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para evitar o prejuízo mesmo quando há perda de receita do restaurante. Em caso de dúvida, clique aqui e mande sua pergunta.

 

Perda de receita do restaurante: uma dica é mudar o regime tributário!

Acompanhar com frequência a contabilidade do seu bar, lanchonete ou restaurante é fundamental para evitar prejuízos. Isso porque estes dados propiciam a definição das melhores estratégias de ação.

Quanto mais rápido o gestor perceber a perda de receita do restaurante, bar ou lanchonete, maiores as chances de compensar a situação. Uma das formas de lidar com a perda de receita do restaurante é a mudança de regime tributário.

A adequação ao regime tributário pode gerar uma grande redução nos encargos. Os principais regimes tributários brasileiros são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Converse com seu contador para verificar se esta é uma boa alternativa para a sua empresa.

 

Tente melhorar a sua gestão de estoque

Outra maneira de reverter a situação quando o cenário externo é desfavorável é pela gestão de estoque. A gestão de estoque impacta diretamente o capital de giro de uma empresa, podendo ser usada para compensar a perda de receita do restaurante, bar ou lanchonete.

Algumas maneiras de tornar sua gestão de estoque estratégica e eficaz são:

– Investir em um software de gestão eficiente. Este dispositivo gera informações essenciais que podem ser usadas para reduzir custos desnecessários;

– Acompanhar o histórico dos alimentos consumidos com informações como quantidade, época de maior consumo, média de pedidos do mesmo prato por dia, entre outras;

– Realizar auditorias internas. Elas podem ser feitas com o auxílio dos próprios funcionários e possibilitam verificar vendas não registradas e duplicidades, ou seja, se há alguma divergência entre a situação real e a informada no sistema.

 

Perda de receita do restaurante

 

Que tal contratar um BPO Financeiro?

E, claro, é impossível pensar em uma boa gestão de um restaurante, lanchonete ou bar sem contar com um BPO Financeiro. Este recurso possibilita poupar tempo e recursos, já que evitará muitos erros.

O BPO financeiro permite realizar pagamentos, fazer conciliação bancária, fechamento de caixa e muitas outras atividades. Além de conceder informações relevantes que podem ser usadas para tomar decisões mais assertivas no caso de perda de receita do restaurante, lanchonete ou bar.

 

 

Veja como evitar a perda de receita do restaurante

Uma boa gestão permite antever os problemas e elaborar estratégias de prevenção. Desta forma, é possível estar sempre um passo à frente, com atitudes que evitam a perda de receita do restaurante, lanchonete ou bar.

Um exemplo é o bom monitoramento dos recursos e insumos, principalmente os alimentos. Isso evita desperdícios e desvios, problemas comumente enfrentados em bares, lanchonetes e restaurantes.

Gerenciar adequadamente as compras é fundamental para evitar perda de receita do restaurante, lanchonete ou bar. Compras desnecessárias ou mal planejadas podem levar a grandes prejuízos. Os alimentos que estragam com maior facilidade e rapidez costumam ser justamente os mais caros, como carnes, laticínios, frutas e verduras.

O planejamento das compras e o controle do estoque podem ser feitos por meio de módulos próprios de um bom software de gestão de restaurantes, lanchonetes e bares. Conte com a tecnologia para otimizar sua gestão, reduzir erro e aumentar seus lucros.

 

Melhore a gestão do seu restaurante e aumente seu lucro

Uma boa gestão garante uma significativa margem de lucro, evitando assim a perda de receita do restaurante, bar ou lanchonete. Confira algumas dicas para manter a rentabilidade do seu estabelecimento nas alturas.

Invista em marketing digital. Seus clientes e futuros clientes, assim como a maior parte das pessoas, passam grande parte do dia conectados. Marque presença nas redes sociais com publicações de pratos apetitosos. O resultado pode ser ainda mais impactante com campanhas como com a oferta de cupons de desconto.

Atenção total à documentação. Restaurante fechado significa prejuízo e queda de credibilidade. Você não pode correr risco de fechar por conta de burocracia. Isso é péssimo para o bolso do empresário e para a imagem do restaurante. Portanto, cheque se todas as licenças estão em dia, quando vencem e se antecipe sempre, não deixe para última hora!

Conte com um sistema de frente de caixa que possibilite automatizar seus pedidos. Desta maneira o pedido vai direto para a cozinha, agilizando o atendimento e evitando erros.

Cadis – Assessoria contábil

Na Cadis, sabemos da importância da tecnologia para sua empresa. Somos especialistas em food service. Contamos com Data Center de última geração que é referência mundial de segurança. Além de investirmos constantemente no desenvolvimento de nossos profissionais.

Use a tecnologia a seu favor e impulsione o crescimento da sua empresa! A Cadis é sua melhor escolha em assessoria contábil. Temos décadas de experiência, profissionais qualificados e um portfólio com clientes de todos os tamanhos e segmentos.

Oferecemos soluções tecnológicas e inovadoras para nossos clientes. Trabalhamos na área tributária, fiscal, jurídica e empresarial e terceirizamos processos administrativos.

Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Envie uma mensagem clicando aqui. Em breve, responderemos.
Até a próxima!

https://cadis.com.br/wp-content/uploads/2020/06/logotipo-cadis-hz-500px-e1591389604203.png

Cadis Consultoria

Rua Dona Inácia Uchoa, 136
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04110-020

Tel.: (11) 5089-2600

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba notícias e novidades sobre nossos serviços.






    2022 Cadis Consultoria. Todos os direitos reservados