Comprar uma empresa que já está em funcionamento pode ser uma escolha bastante vantajosa. Afinal, a marca já é conhecida no mercado, possui uma clientela formada e uma equipe treinada. Mas, não se engane, nem tudo são flores. É preciso ficar atento aos riscos fiscais e contábeis que devem ser tomados antes da assinatura do contrato!
Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo menos 48% das empresas brasileiras fecham nos primeiros três anos de funcionamento. O maior motivo para que isso aconteça é a falta de uma boa gestão.
Diversos motivos levam um empresário a querer vender o seu negócio, seja para evitar que sua marca seja esquecida ou porque não tem mais condições de continuar gerenciando a empresa. O fato é que o comprador deve prestar bastante atenção para ter a certeza de que está realizando um bom investimento.
Vamos explicar o que é necessário averiguar antes de comprar o seu novo negócio! Separamos os principais fatores que merecem ser avaliados com precaução nesse momento.
Siga a leitura. Se tiver alguma dúvida, clique aqui para conversar conosco.
Comprar uma empresa: verifique se ela está formalizada!
A compra de uma empresa precisa passar por uma apuração da situação atual de seu funcionamento e estrutura. Uma das melhores maneiras de fazer isso é procurar o CNPJ. Muitos empreendedores pensam que isso não é necessário… consideram algo bobo. E desprezam essa análise, pensando que todo negócio possui um CNPJ e que, desta forma, está tudo certinho.
Só que não é bem assim. Infelizmente, ainda nos deparamos com muitos casos de empresas que não estão formalizadas ou que se encontram com CNPJ inativo.
Por isso, sempre indicamos pesquisar para entender qual é a situação daquela empresa. Investir seu dinheiro em uma negociação onde não há certeza de que as operações burocráticas e legais estão corretas só vai te trazer dor de cabeça e mais despesas do que o planejado.
O processo de conferência do CNPJ não é difícil e pode ser feito rapidamente no site da Receita Federal, onde existe um campo específico para essa pesquisa.
Após terminar a consulta, será possível obter o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Se quiser, você também poderá verificar ou emitir o Cartão de CNPJ, que revelará outras informações sobre o registro daquele negócio, como a data de abertura, a situação do CNPJ (ativo, inativo ou suspenso) e o quadro societário.
Informações básicas da empresa podem ser checadas rapidamente e você pode pedir a ajuda de um escritório contábil para lidar com essa burocracia. Fale com a CADIS clicando aqui.
Saiba quais cuidados fiscais devem ser tomados para comprar uma empresa
A próxima etapa é averiguar questões fiscais, principalmente se o seu objetivo for comprar uma empresa que não tenha débitos tributários nem problemas por omitir declarações.
Aqui haverá vários tipos de consultas a fazer. Vamos separar em tópicos para ficar mais fácil:
1) Regularidade de débitos fiscais
Volte ao site da Receita Federal e consulte a situação fiscal da empresa. Veja se ela está devendo tributos, como, por exemplo, o INSS, o Imposto de Renda, o COFINS e outros.
Depois, ainda será necessário emitir a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários e à Dívida Ativa da União. Para fazer isso, insira o CNPJ no campo indicado e clique em consultar para ver o resultado.
2) Regularidade do FGTS
A próxima coisa que você deve fazer, se a empresa tiver funcionários registrados, é visitar o site da Caixa Econômica Federal para acessar o serviço de consulta de débitos junto do FGTS (Fundo de Garantida do Tempo de Serviço).
A Caixa tem uma página específica para verificar o CNPJ. Lá, é possível emitir a Consulta Regularidade do Empregador.
3) Inscrição Estadual
Outra coisa que precisa ser feita é a emissão de Certidão de Débitos Tributários do Estado em que o CNPJ da empresa está cadastrado.
Para conseguir a certidão, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda Estadual do seu estado e preencher os campos que estiverem indicados.
4) Inscrição Municipal
Por último, verifique como anda a situação do negócio junto aos órgãos municipais. Entre no site da cidade em que ela está localizada e solicite a certidão que deseja emitir (o ideal é que você receba um documento com o status negativo).
Comprar uma empresa: questões contábeis para prestar atenção
Agora que você já tem em mãos todas as certidões que comprovam a regularidade da empresa em relação aos órgãos públicos, chegou a hora de avaliar outro ponto importante. Será que as obrigações contábeis estão sendo feitas mensalmente como deveriam?
Para descobrir isso, você pode solicitar o balancete e o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) do último mês e do último ano. Também é importante pedir notas explicativas sobre as demonstrações contábeis que foram entregues.
Caso a empresa não consiga fornecer esses documentos, é um sinal de alerta! O empreendimento não deve estar muito organizado e os dados apresentados para a tentativa de venda podem estar um pouco distorcidos.
Também avalie a parte financeira e patrimonial. Solicite o Balanço ou Balancete para entender se existem Passivos e Ativos bem estruturados dentro do negócio. Já com o DRE, será possível avaliar o lucro, as receitas e as despesas do negócio.
As questões contábil e fiscal são sempre mais difíceis de averiguar. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de uma assessoria contábil ao seu lado! Se ainda não tem a sua, clique aqui para conversar conosco!
Cadis – Assessoria contábil na hora de empreender!
A Cadis presta assessoria contábil para empresários que querem entrar para o mundo dos negócios e ainda não sabem como fazer isso. Encontrou uma empresa à venda e acha que a oportunidade é imperdível? Nós ajudamos a avaliar o cenário para garantir que seu investimento irá valer a pena.
Verificamos todas as condições, como se o pagamento de impostos é feito de maneira correta, se as declarações fiscais e contábeis estão em dia e se não existem ações judiciais que possam causar prejuízos à negociação.
Nossa missão é oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para os clientes, contribuindo para sua empresa de diversas formas. Por isso, contamos com as melhores soluções tecnológicas do mercado!
Além de te ajudar no processo de compra da empresa, também auxiliamos posteriormente com a área fiscal, tributária, empresarial e jurídica. E ainda terceirizamos processos administrativos.
Precisa de ajuda ou deseja conversar conosco? Nos envie uma mensagem clicando aqui. Em breve, nós responderemos.
Até a próxima!