Planejamento estratégico para restaurantes: você precisa ler estas dicas!

agosto 3, 2022

Um planejamento estratégico para restaurantes é fundamental para alcançar o sucesso. Parece um chavão, mas é a pura verdade: como definir as metas que sua empresa precisa atingir, sem conhecer a própria estrutura existente e reconhecer a situação atual dentro do nicho de mercado? O segmento da alimentação e gastronomia é diversificado, mas quem contar com uma visão econômica organizada vai ter um diferencial no negócio.

A pandemia da covid-19 trouxe novos desafios. Itens como custos com despesas frequentes (como energia elétrica, gás, plano de telefonia fixa ou móvel) e gestão de demandas, precisam estar preparados para eventuais alterações do perfil dos consumidores. A construção de um modelo de planejamento torna essa tarefa uma forma de ampliação do conhecimento, embora as dificuldades não diminuam.

Conhecer ou pesquisar novas oportunidades dentro desse contexto, com base nas informações dos desafios já conhecidos, auxilia a empresa a diversificar comportamentos. Outra oportunidade é avaliar com mais atenção as necessidades estruturais para alavancar as vendas.

Leia o artigo até o fim e, se tiver qualquer dúvida, clique aqui e mande uma mensagem.

 

Planejamento estratégico para restaurantes: a busca do equilíbrio entre a diminuição de custos e o investimento

Parece um contrassenso lidar com um planejamento estratégico para restaurantes sabendo das necessidades de levar em consideração a planilha de gastos e a necessidade de incrementar o negócio. Claro que todo empreendedor sabe das noções básicas sobre evitar jogar dinheiro fora. Entretanto, em algumas situações, a solução está mais próxima da realidade do que um sonho inatingível.

A diversificação é um dos caminhos. Oferecer alternativas dentro da proposta de venda é demonstrar conhecimento de vertentes no segmento gastronômico. O restaurante pode mostrar opções que vão desde cortes especiais de carne, passando pela variedade de temperos e a aposta em pratos originais, que o consumidor só vai encontrar naquele estabelecimento específico. E, para chamar atenção de todos os públicos, apostar em promoções e preços acessíveis atrai nichos diferentes, como trabalhadores de empresas ou funcionários públicos que atuam naquela região, famílias ou o público mais jovem.

Os investimentos, a partir dessas definições, tornam-se ferramentas para alavancar o empreendimento. O estímulo ao desejo de consumir lembra uma velha máxima da publicidade: quem não é visto, não é lembrado. As mídias sociais são hoje formas de investimento rápidas, mas é preciso contratar empresas sérias de marketing para saber as referências comportamentais do público.

O restaurante precisa levar em conta situações como pessoas que têm restrições alimentares ou se submetem a tratamentos medicinais alternativos. Investir certo é garantia de diversificar a clientela, mas investir errado pode ser perda de tempo e de dinheiro.

Confira agora algumas dicas importantes na hora de montar o planejamento estratégico para seu restaurante ampliar a abrangência de consumidores!

 

Planejamento estratégico para restaurantes

Faça uma comparação com período anterior!

Não importa se é um período de seis meses ou de um ano. Mas tenha em mente a necessidade de conhecer no seu negócio aquilo que está no rumo certo e aquilo que precisa de uma nova direção. De acordo com informações da  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), relativos a junho de 2021, cerca de 40% dos restaurantes especializados em comida a quilo fecharam as portas devido à crise econômica motivada pela pandemia do novo Coronavírus. Ou seja: é o momento de transformar as dificuldades em adaptação à realidade.

Considerar ações que deram certo ou errado não é sinal de frustração, mas de um aprendizado que pode corrigir equívocos ou consolidar caminhos. Quem sabe buscar resultados diferentes após as comparações não traz uma nova dinâmica de trabalho à empresa?

 

O planejamento estratégico para restaurantes envolve estabelecer metas

Todo empreendimento busca prosperar. E as metas são uma etapa importante do planejamento. A melhora do cenário com as flexibilizações por conta da pandemia da covid-19 já permite restabelecer eventuais objetivos que haviam sido deixados de lado. Em abril de 2022, o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) apontou um crescimento superior a 19% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O planejamento, no entanto, deve buscar objetivos plausíveis de alcance. Não basta querer vender mais, é preciso que os líderes expliquem aos subordinados as maneiras de ampliar o aumento do consumo.

Os objetivos podem ser revistos, de acordo com os resultados, mas ter um cronograma de fácil entendimento fortalece a cooperação da equipe de trabalho. E lembre-se que ainda estamos em um período de pandemia. Portanto, a mudança de cenários também pode ocorrer, o que pode forçar algumas metas a serem alteradas por outras.

 

 

Fique atento às datas especiais!

Um restaurante precisa levar em conta o calendário. Datas especiais estão inclusas na elaboração de qualquer planejamento estratégico. Imagine datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia dos Namorados sem um toque especial, dentro de um momento tão significativo para as pessoas? Em 2022, por exemplo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) enfatiza a importância que as datas comemorativas tiveram para a retomada da economia do setor gastronômico.

Com promoções e pratos diferenciados nesses períodos, sua empresa só tem a ganhar. Com um plano de ações é possível encaixar um investimento na divulgação para que o momento seja ainda mais especial e tenha maior impacto na vida do cliente.

 

Não se esqueça de surpreender o cliente!

Você pode ter o ambiente acolhedor, os talheres mais brilhantes, um bom atendimento. Mas o que vai atrair as pessoas ao seu estabelecimento é a comida. A qualidade é uma das peças-chave. Não importa se o prato é sofisticado ou caseiro. A diversidade é outro ponto que chama atenção. E é por conta disso que o restaurante precisa incluir os alimentos dentro do planejamento estratégico.

O processo passa desde a escolha dos ingredientes para a montagem do cardápio. Clientes buscam qualidade e, para isso, é preciso ter noção do produto que irá formar aquela deliciosa iguaria.

Vale enfatizar que esse ponto é muito importante tanto para restaurantes físicos quanto para quem atende por delivery. Existem dezenas, centenas de opções. E o restaurante é um dos segmentos com muita escolha. A utilização de novas tecnologias para o pagamento da conta, como a inclusão do QR Code ou Pix, é outro facilitador para ampliar o número de consumidores.

Incluir novidades no menu é outra forma de fidelizar a clientela. Pratos especiais em datas comemorativas ou inclusão de novidades na lista de opções sempre causam uma surpresa positiva. Tudo isso, aliado ao bom atendimento, clareza nas informações e um tempero saboroso, vão tornar seu empreendimento um exemplo a ser seguido.

 

planejamento estratégico para restaurantes

Precisão e seriedade, características da Cadis Assessoria contábil

Desde o início da empresa no setor gastronômico, a Cadis vai orientar sua empresa com precisão na assessoria contábil. A regularização, o pagamento de tributos, a entrada e saída de recursos, tudo isso é feito pela Cadis, de forma simples, transparente e precisa.

Lembre-se que, a cada mês, é preciso manter sua escrituração de acordo com as regras oficiais de órgãos públicos. Contar com uma assessoria prestativa é sinônimo de evitar problemas.

Além disso, a ampliação das formas de atendimento visa à oferta de soluções que sirvam como ferramentas inovadoras para a evolução dos nossos clientes. Trabalhamos na área tributária, fiscal, jurídica e empresarial e terceirizamos processos administrativos.

Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Nos envie uma mensagem clicando aqui. Em breve, responderemos. Até a próxima!

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